quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Serras do Sul - dia08 - Urubici / Bom Jardim da Serra

(22/09) No dia anterior eu havia conversado com o seu Chico e haviámos levantado a possibilidade dele me acompanhar em um pedaço do percurso de hoje (sábado). Claro que ele não poderia simplesmente largar a pousada, mas mantive o convite. Acordei cedo, tomei café e na hora de sair a supresa, não só ele iria me acompanharia como também havia convidado um amigo seu de pedal, o Ney, que também nos acompanharia. Então saímos os 3 com destino à entrada do Parque São Joaquim, distante uns 20kms da pousada. Claro que para sair de Urubici teria que ser subindo :-). Mas fomos conversando, e a subida foi vencida sem problemas. O tempo estava bom, mas um pouco frio, então nas poucas descidas da parte asfaltada os dedos congelavam!

 (Pousada Girassol em Urubici)
 (seu Chico, no centro, e o Ney)
(Urubici lá embaixo)

Chegamos na casa do guarda-parque, e paramos para uma água e para nos despedirmos, pois eu continuaria sozinho pelo parque e eles voltariam para Urubici. O guarda comentou que estava aumentando no parque a população do que eles chamam de "leão baio", algum tipo de felino que eu não faço idéia de como seja, e que é bem raro de se encontrar ao vivo durante o dia.

O trecho dentro do parque começa com mais subidas inclinadas e com pedras, mas o visual na parte mais alta compensa o esforço. A parte mais alta do caminho chega aos 1700m de altura, e passa pela mesma cadeia de montanhas do Morro da Igreja. O visual na parte alta me lembrou algumas paisagens patagônicas, ou seja, vegetação rasteira e amarelada, e aquela vista do horizonte distante (até tinha vento também, mas era uma brisa comparado com os da patagônia!). A paisagem muda bastante ao descer, e as florestas e rios passam a dominar a paisagem.


 (cemitério, na parte mais alta do parque)




Ao cruzar um dos principais rios da região, o Rio das Antas, encontrei com um grupo de pescadores fazendo um churrasquinho na beira da estrada/rio. Foi até engraçado, pois quando um deles me viu já sacou uma latinha de cerveja e fez aquela encenação de apoio/posto de hidratação. Eles estavam na região pescando no estilo fly fishing, e me convidaram para partilhar do churrasco. Confesso que veio em boa hora :-), então comi  e  fiquei de papo com eles. Pessoal legal! O tempo a essa altura já estava bem bom, bastante sol e um pouco de calor.


O resto do caminho foi tranquilo: algumas fazendas, algumas subidas e um bocado de pedra pelo caminho, mas sem grandes problemas. Acabei chegando cedo em Bom Jardim da Serra e até pensei em descer o Rio do Rastro para encontrar o mr. Heil, pois eu havia me comunicado com ele, e ele me disse que ficaria em uma pousada em Quatá, no começo da Serra. Mas achei que não pegaria a melhor luz do dia para descer e resolvi ficar por Bom Jardim mesmo. Me hospedei e aproveitei para trocar mais um raio quebrado na frente do Hotel. Dessa vez fiz eu mesmo :-).


 (Bom Jardim da Serra)


Quando sai a noite para jantar, vi que havia esfriado bastante! Achei até que não fosse ter casaco suficiente... Quando voltei aproveitei um pouco da salamandra do hotel, mas não fiquei muito tempo e fui dormir.

Resumo do dia:  61km, 1700m de altimetria. Track aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário