domingo, 24 de abril de 2011

Acolhida na Colônia - dia 1

Feriadão de Páscoa emendado com Tiradentes a vista e eu não estaria de plantão! Normalmente eu não sou muito fã de viajar em feriados porque as estradas sempre ficam terríveis, mas essa seria uma boa oportunidade para iniciar a esposa no cicloturismo. Eu já havia tomado conhecimento de um roteiro chamado Acolhida na Colônia que fica em dois municípios de SC, Santa Rosa de Lima e Anitápolis, e parecia ser uma boa pedida, principalmente porque os trechos eram curtos. Fiz um planejamento prévio e com o auxílio da Associação Acolhida na Colônia reservei pousadas e preparei um roteiro que contemplava 4 dos 5 trechos da região (cortei o mais pesado).

Saí de Curitiba na 4a, dormi na casa da minha mãe em Florianópolis e na 5a de manhã partimos para Anitápolis. Como era de se esperar pegamos um bocado de engarrafamentos na região de Palhoça e no começo da BR-282. Mas conseguimos chegar em Anitápolis em mais ou menos 3 horas de viagem. O tempo estava bem esquisito, feio, e choveu um pouco, mas ao chegarmos a chuva parou e parecia que o tempo iria melhorar. Deixei o carro na pracinha no centro da cidade, e partimos para o primeiro trecho: Rio da Prata. Esse trecho é do tipo vai-e-volta, e haviámos marcado almoçar no final (na verdade no meio) do trecho.




O caminho segue margeando o Rio da Prata, no meio de um vale. Na ida as subidas predominam, e ganhamos altura a medida que avançamos dentro do vale. O tempo continuou feio, mas sem chuva. Ao nos aproximarmos do fim, a Gleyce já estava bem cansada, e por azar tinha sido picada por algum inseto (ela é alérgica), e fez um pequeno inchaço no braço. Quase passamos direto pelo ponto de parada pois não tinha nenhuma sinalização, mas como estávamos sendo esperados, o seu Hélio estava atento ao movimento na estrada e nos chamou. Almoçamos no Hélio Schuller, que além de guia, recebe os ciclistas em sua casa. Com produtos da região, o almoço estava muito bom, com destaque para o aipim e a salada de chuchu :-).

(casa do Helio Schuller)


Infelizmente o tempo dava sinais de que iria mudar, pois estava fechado e ventava bastante, fazendo até um pouco de frio. Optamos por retornar sem visitar a cachoeira próxima. Estava preocupado também com a hora pois já passava das 3 da tarde, e haviámos demorado 3 horas para chegar!

No entanto a volta foi tranquila, pois agora descíamos mais do que subiámos. E o tempo que estava feio, resolveu melhorar, e o sol apareceu! Em 2 horas estávamos de volta ao carro. Colocamos as bikes nele e fomos procurar o nosso local de hospedagem, o Sítio da Flora, que ficava logo no começo do trecho em direção a Santa Rosa de Lima.





Chegamos no sítio, e nos hospedamos. Após um bom banho e um pouco de descanso, jantamos na companhia da família. A dona Flora havia preparado um delicioso prato com carne e pinhão.

(casa onde ficamos hospedados, e ao fundo a casa da Dona Flora)

Resumo do dia: 32.8km com 626m de altimetria

Um comentário:

  1. Conheço esse RIO DA PRATA, mas não exatamente nesse trecho... pelas fotos achei bonito visual e super legal integrar a familia nas aventuras de bike...

    JOPZ

    ResponderExcluir